sábado, 15 de fevereiro de 2014

Usando o Eclipse para desenvolvimento Java: Uma introdução útil a IDE mais usada no mundo (Parte 1)


Apresentação: Introdução e Histórico do Eclipse IDE


Este relatório concentra-se na IDE Java mais comumente usada e atualmente disponível para a humanidade. Sob os holofotes é o Eclipse, o mais escolhido, elogiado e aclamado Ambiente de Desenvolvimento Integrado.


O Eclipse IDE, de acordo com um relatório recente sobre a produtividade do desenvolvedor, é utilizado por cerca de dois terços dos +1800 desenvolvedores Java com quem conversamos, tornando-se um jogador importante no mercado de IDE’s. Com a maior base de usuários e um grande número de plug-ins e integrações para o mundo do desenvolvimento, Eclipse é o lugar onde a maioria dos desenvolvedores começam quando se trata de escrever código.


Eclipse é um conjunto de ferramentas universal auto descritiva para o desenvolvimento, definida como uma plataforma para a construção de ambientes e ferramentas de desenvolvimento integradas para vários idiomas. No entanto, essa é uma descrição muito ampla e às vezes é bom para ver as árvores reais na floresta, então aqui está a nossa opinião sobre isso: Eclipse é uma IDE Java extremamente personalizável que suporta várias outras linguagens e plataformas de desenvolvimento.

O Eclipse começou como um projeto da IBM no Canadá em 2001, depois enroladas em um programa de código aberto com um consórcio de administradores de empresas líderes. Desde 2004, ele é suportado e mantido pela Fundação Eclipse, que é uma organização sem fins lucrativos que tem o apoio (ou seja, financiada por contribuições anuais) por empresas no topo da indústria, como Oracle, IBM, Red Hat, SAP, Google e ZeroTurnaround; - )

A Fundação Eclipse, não só mantém a infraestrutura do funcionamento do projeto Eclipse IDE e ajuda a definir o desenvolvimento transparente e sustentável para os projetos que estão dispostos a juntar-se ao guarda-chuva do Eclipse, mas também priorizar com cuidado o ecossistema Eclipse e sua comunidade. A Fundação Eclipse comercializa ativamente todos os tipos de projetos baseados em Eclipse ou usando o que, combinado com a disponibilidade de materiais educativos, faz do Eclipse uma escolha sólida quando se trata de determinar a sua próxima plataforma do projeto.

Parte I: Introdução a Instalação e Manutenção

Leia o manual! A primeira pergunta sobre algum tipo específico de software em uma categoria tão grande e vago como IDE’s é sobre o que ele faz que os outros não façam. Nós vamos falar sobre isso um pouco mais tarde, mas por agora, vamos ser coerentes e começar com uma abordagem mais terra-a-terra, como a forma que o Eclipse é distribuído, quais pacotes existem para baixar e, em geral, como começar.

Pacotes do Eclipse: Java EE, Java, C / C + + e mais.

O Eclipse fornece uma plataforma para criar aplicações poderosas e tem um enorme ecossistema de plug-ins, por isso, é mais fácil para eles criarem arquivos que genericamente se ajustem a algum problema muito bem. Assim, a maneira mais fácil e mais simples para começar com o Eclipse é baixar um chamado "pacote de soluções", que é basicamente um arquivo empacotado que inclui um Eclipse Runtime com ferramentas pré-instalados. Como podemos ver o pacote Eclipse para desenvolvedor Java EE é o mais frequentemente baixado.
O ADT é um conjunto poderoso, e inclui ferramentas para testar e depurar aplicativos Android tanto em um simulador quanto em dispositivos, além de conter construtores de interface de usuário e suportar o desenvolvimento nativo também.


Se você está atrás do Eclipse para desenvolvedor Java, você vai ter mais algumas coisas, como a integração com Maven e uma ferramenta de construção e suporte para edição de arquivos em formato XML. Um pacote para desenvolvedor Java EE acrescenta cerca de 100MB de recursos adicionais, e esta instalação incluirá recursos para criação de aplicativos web, JPA, JSF e etc. Ele ainda vem com suporte a Mylyn, que permite a você conectar a sua instalação do Eclipse a soluções task-tracking como Jira, Github, Issue tracker, Bugzilla, para que você possa resolver problemas e trabalhar em outras tarefas sem sair da mesma janela de trabalho.
Há também uma plataforma de desenvolvimento móvel chamado Android Developer Tools, ou ADT. Ele pode ser adicionado junto a sua instalação existente do Eclipse como um plugin, mas raramente é útil ter projetos Java antigos misturados com coisas do Android, assim o pacote ADT é mais conveniente.


É isso ai pessoal, até a próxima parte do post.