Saudações javeiros de plantão!!!
Neste segundo artigo, como combinado, vou mostrar como executar seu primeiro programa escrito em Java, mãos a obra e bons estudos.
Abaixo está uma figura mostrando o código da classe que iremos executar.
Bem, Java é uma linguagem orientada a objetos, portanto, tudo em Java deve ser escrito em classes, neste exemplo, criei uma classe publica (mais sobre isso em um próximo artigo) chamada “Main”, é importante frisar que o nome do arquivo deve ter exatamente o mesmo nome da classe, alem de ter obrigatoriamente a extensão ”java”. A classe possui um método também publico denominado “main” só que com a primeira letra minúscula, isso também é obrigatório, além de toda a assinatura desse método. Isto acontece porque em tempo de execução a JVM (Java Virtual Machine) procura por um método com essa mesma assinatura, esse método é o ponto inicial da aplicação.
O que é JVM?
A JVM ou simplesmente máquina virtual Java é um componente responsável por interpretar os programas escritos em Java. Ele é responsável por gerenciar as aplicações, executar os programas, gerenciar a memória alocada, alem de otimizar ao máximo a execução destas aplicações. Existe uma JVM para cada sistema operacional, isso torna as aplicações escritas em Java portáveis. Todo o sistema operacional precisa instalar uma JVM específica para poder executar programas Java e para usuários que não desejam desenvolver com a linguagem Java não é necessário ter a JDK e sim um componente com recursos somente para execução das aplicações chamada JRE.
O que é JRE?
A JRE (Java Runtime Environment) é um componente necessário para execução de aplicações escritas em Java, diferente da JDK ela não fornece aplicativos para desenvolvimento.
Executando nossa aplicação...
Para executar nossa aplicação, primeiro precisaremos compilar a nossa classe, mas antes verifique se tudo está como na figura abaixo.
Reparem que criei uma pasta na raiz chamada java_na_veia e a minha classe se encontra dentro desta pasta, é recomendado que você trabalhe com a mesma estrutura ou semelhante, mas não é obrigatório.
Compilando nossa classe...
Para compilar nossa classe utilizaremos um aplicativo chamado “javac” que significa Java Compiler ou no português, Compilador Java. Ele deve ser executado em um terminal de comandos e para a nossa classe escreveremos a seguinte linha de comando como na imagem abaixo.
Reparem que estou executando esse comando dentro da pasta java_na_veia, isto não é obrigatório, mas é de fácil compreensão para um entendimento inicial. Depois de executado o comando, reparem que é gerado outro arquivo na mesma pasta denominado “Main.class”, é esse arquivo que a JVM precisa para executar a nossa aplicação.
Executando, finalmente...
Para executar o arquivo gerado, é preciso somente executar outro aplicativo chamado “Java” (nossa que conscidência) da forma que é apresentado na imagem abaixo.
Se tudo foi seguido de forma correta, o texto “Hello Java na Veia!” deverá ser mostrado no seu terminal de comandos do Windows.
No próximo artigo começarei a falar um pouco sobre orientação a objetos em Java, pois esse conhecimento é fundamental para qualquer desenvolvedor que utilize esta linguagem.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário