domingo, 17 de fevereiro de 2013

Porque usar Netbeans?





Através deste post quero expressar minha opinião sobre o desenvolvimento de sistemas na plataforma Java, seja para sistemas web, desktop, mobile ou qualquer outro tipo de sistema e em qualquer nível de complexidade.
                Antes de tudo quero dizer que a minha opinião não se caracteriza como verdade absoluta e muito menos estou querendo criar um grupo de seguidores que pensam iguais a min. Sou um analista desenvolvedor Java Pleno, trabalho em uma ótima empresa e em um grande projeto que por sinal me ajudou muito a chegar ao conhecimento que tenho hoje. Além de aprender muito sobre várias tecnologias, metodologias de desenvolvimento e arquitetura de aplicações, fiz muitos amigos e conheci muitas pessoas, e isso, foi crucial para alavancar no meu aprendizado, pois a troca de experiências é em minha opinião, fundamental para o crescimento de profissionais não só da minha área mais de todas.
                Sou um profissional que gosta de experimentar novas tecnologias assim como plataformas, ambientes de desenvolvimento integrados (IDE), metodologias e linguagens e tenho minhas conclusões sobre meus estudos. Acho que hoje a linguagem Java não se enquadra como produtiva e prática; acho que são necessárias muitas horas de trabalho para se sentir confortável com ela, mais também acho, que uma boa ferramenta alinhada com um pouco de comprometimento e dedicação pode minimizar um pouco este fator.
                Eu como desenvolvedor, tento olhar para outras tecnologias e fazer comparações com a plataforma Java. Como exemplo e o motivo principal deste post, cito o Visual Studio da Microsoft que realmente tem como meta ser uma ferramenta completa e que em minha opinião está muito perto disto. Mas o principal fator que vejo ao analisa-la é o de que ela foi e é projetada para facilitar a vida de nós desenvolvedores e isto para mim deveria ser a principal meta de todas as tecnologias, então porque não podemos ter uma ferramenta semelhante? E foi ai que parei para pensar e percebi que temos uma iniciativa que tenta ao máximo seguir essa filosofia e ajudar a tornar o nosso trabalho melhor, mais fácil e prático. Estou me referindo ao Netbeans que apesar de muitas críticas, ela está lado a lado na preferência dos desenvolvedores junto com o Eclipse IDE que hoje segundo algumas pesquisas se mostra líder entre os desenvolvedores Java. Ai eu percebi que na tecnologia Java existe grupos de pessoas que pensam como eu e que estão aos poucos tentando melhorar o nosso trabalho.
                Hoje trabalho com o Eclipse IDE e isso para mim foi muito bom, pois pude comparar e ainda faço isso, suas vantagens e desvantagens em relação ao Netbeans e percebi que para projetos que exijam maior flexibilidade o Eclipse IDE se comporta melhor (salve alguns problemas). Acredito que hoje, o Netbeans pode fazer todo o trabalho que o Eclipse IDE, mais com um diferencial, o Netbeans também é muito bom para pequenos projetos, pois possui um sistema de templates de projetos que facilita a parte mais complicada e chata do desenvolvimento de sistemas em Java, a configuração. Realmente essa tarefa é muito maçante e na maioria das vezes causam estresse desnecessário. O Netbeans tenta amenizar essa parte, apesar de muitos acharem que essa tarefa é inútil, visto que as configurações mudam de acordo com o projeto. Concordo em partes, pois a real intenção da ferramenta é ajudar na configuração dos principais frameworks do mercado e com isso dar um ponta pé inicial na criação e configurações do projeto, por isso, a partir de hoje, meus posts e comentários serão destinados a ajudar na adoção desta ferramenta que tem por objetivo ser mais que uma ferramenta de desenvolvimento. Na minha humilde opinião, o Netbeans se preocupa com o desenvolvedor e é por isso que eu estou com ela.   

Um comentário: