segunda-feira, 5 de maio de 2014

Maven + Netbeans


Hoje vou falar de um assunto que considero muito importante para todo desenvolvedor Java Web na atualidade, isso mesmo, o Maven, que está presente na grande maioria dos projetos Java Web de hoje. O projeto é mantido pela fundação Apache e na prática é uma ferramenta para automatizar o processo de compilação de projetos, mas não é só isso, ele também conta com um bom controle de dependências e plugins para uma infinidade de tarefas úteis ao projeto, para uma explicação mais abrangente, visite o site do projeto em http://maven.apache.org/what-is-maven.html e caso queira uma explicação mais básica, consulte a página da Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Apache_Maven. Bem, mas esse post tem como objetivo mostrar a integração dele com o nosso querido Netbeans, então, mãos a obra.

1 - Instalação

No Netbeans não é preciso instalar o Maven, pois, ele já vem com uma versão embutida e como estamos usando a versão mais recente do Netbeans, já nos basta essa versão, mas mostrarei como configurar o Netbeans para usar uma versão instalada por fora da ferramenta.

1.1 - Instalação do Maven (Separado do Netbeans)

Para instalar o Maven em seu sistema operacional, basta baixar o pacote no site http://maven.apache.org/download.cgi e seguir os passos descritos no mesmo link ao final da página.

1.2 - Configurando o Maven no Netbeans

Abra o Netbeans e acesse o menu na guia "Tools -> Options", como mostra a imagem abaixo:






Em seguida clique no ícone "Java" e depois na aba de configuração do Maven ...





Repare que é possível escolher entre a versão "bundled" ou escolher a versão que vc preferir. Depois de escolher, basta clicar em ok e seus projetos já estarão utilizando a versão na qual escolheu.

2 - Criando projetos com Maven

A criação de projetos com Maven no Netbeans é uma tarefa bem simples, além do mais, existem modelos de projetos prontos para as principais tecnologias do Java EE. Na imagem abaixo é mostrado a lista de modelos de projetos prontos suportados pelo Netbeans.

Mas caso nenhum destes modelos seja útil para você, ainda existe a possibilidade de utilizar outros modelos fornecidos pelos repositórios configurados (falaremos sobre repositórios em breve) através da opção "Project from Archetype" presente nessa mesma tela. Depois de selecioná-la a próxima tela permite a consulta de outros modelos.


Depois de escolher, basta clicar no botão "finish" e aguardar a criação do projeto.

É isso ai pessoal, vimos como é simples criar um projeto com suporte ao Maven no Netbeans, mas existem outras configurações que mostrarei em outro post, alem de recursos para integrar seu projeto com a tecnologia JavaEE com muita facilidade.

Vlw!!!




Um comentário: